Fotos de índios isolados na Amazónia brasileira divulgadas pela primeira vez
In "RTP Notícias":
Brasília, 30 Mai (Lusa) - Os principais jornais brasileiros trazem hoje na sua primeira capa uma fotografia de indígenas que vivem isolados no coração da região amazónica, no estado do Acre, próximo da fronteira com o Peru.
A assessoria de comunicação da Fundação Nacional do Índio (Funai) disse hoje à Lusa que os media brasileiros "finalmente estão a dar mais atenção às questões indígenas" do país.
Esta é a primeira vez que a Funai divulga fotos de tribos isoladas, o que coincide com o actual debate da questão indígena no Brasil, focada nomeadamente na polémica em torno da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, que será analisada em Agosto pelo Supremo Tribunal Federal.
A intenção da Funai ao divulgar as fotos é uma forma de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de esses povos viverem de acordo com sua cultura e dentro dos territórios de origem.
"Nessa região existem quatro povos isolados distintos que acompanhamos há 20 anos", explicou José Carlos Meirelles Júnior, coordenador da Frente de Protecção Etno-Ambiental Rio Envira da Funai.
A política da Funai determina que se deve monitorar mas não estabelecer contacto com esses povos, de etnia ainda por definida.
De acordo com a entidade, um possível contacto só seria feito no caso de estes povos estarem ameaçados, sendo que a prioridade agora é conter as invasões e permitir a total autonomia dos índios isolados.
Segundo a Funai, o grupo fotografado vive em seis malocas (casas comunitárias) e possui grande área agrícola, onde planta mandioca, batata e banana.
Os guerreiros fotografados têm aparência forte e sadia.
Próximo da margem direita do rio denominado Envira foram encontradas também outras malocas, confirmando a presença de outros povos isolados.
As imagens dos indígenas foram feitas entre os dias 28 de Abril e 02 de Maio, durante 20 horas de sobrevoo nas Terras Indígenas Alto Tarauacá e Kampa Isolados do Rio Envira, já demarcadas e homologadas, e na Terra Indígena Riozinho do Alto Envira, que está em processo de regularização, na Amazónia.
Há dois anos, um diagnóstico elaborado pela Funai identificou a existência de 68 grupos indígenas isolados no Brasil, sendo 67 localizados na Amazónia - estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondónia e Roraima - e um em Goiás.
Ver: http://www.reuters.com/article/newsOne/idUSN2938303320080530 :