segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

120º aniversário da Revolta de 31 de Janeiro de 1891

Dia Nacional do Sargento:

Logo 120 anos 31JAN2011

Ver:

ANS
31 de Janeiro - Dia Nacional do Sargento:

Apesar de ter fracassado, o 31 de Janeiro de 1891 foi um movimento popular que, segundo o historiador Joel Serrão “foi efectivada por sargentos e cabos e enquadrada e apoiada pelo povo anónimo das ruas foi hostilizada ou minimizada pelos oficiais, pela alta burguesia e até pela maior parte da inteligência portuguesa”.

Os sargentos tiveram uma importância determinante na revolta de 31 de Janeiro. Entre os 22 condenados em conselho de guerra, 14 eram sargentos. Os sargentos Abílio, Galho e Rocha, ocupam um lugar de destaque entre os heróis da revolta republicana do Porto

Trinta e Um de Janeiro de 1891

Porto 31 de Janeiro de 1891, ou o ensaio de uma constante portuguesa

A Revolta de 31 de Janeiro de 1891. (Por Fernando de Sousa)

SUBSÍDIOS PARA UMA BIBLIOGRAFIA DO 31 DE JANEIRO DE 1891

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A vigilância do espaço aéreo nacional

In "Força Aérea Portuguesa":

A segurança do espaço aéreo nacional, responsabilidade atribuída à Força Aérea no âmbito da defesa militar da República, é assegurada diariamente em elevado estado de prontidão e operação pelo Sistema de Defesa Aérea Nacional, composto pelo Centro de Relato e Controlo (CRC), Estações Radar e meios aéreos, caças interceptores, os F-16 “Fighting Falcon”.

estacao_radar f16_missao

Através dos sistemas radar que a Força Aérea dispõe e que se constituem como uma ferramenta imprescindível para a detecção, conduta e intercepção de toda a actividade que ocorre no espaço aéreo sob responsabilidade nacional, o CRC consegue assegurar a vigilância aérea e o controlo dos meios de defesa aérea atribuídos, fazendo face às prementes ameaças que consistem na utilização de aeronaves civis, como arma para efectuar ataques terroristas ou inclusive para potenciar o crime organizado transnacional.

Não só lhe está atribuída esta missão, como também presta assistência a aeronaves em situação de emergência e colabora em missões de interesse nacional.

crc_geral crc_consola

É com este Sistema de Defesa Aérea, que possui uma capacidade de dissuasão bastante eficaz e aliado a outros sistemas de defesa, que Portugal continua a assegurar a sua soberania, a sua independência e integridade territorial.

 
View My Stats