In "RTP Notícias":
Médio Oriente: Situação "é assustadora", ajuda alimentar urgente para 15.000 - ONU
Roma, 02 Jan (Lusa) - A agência da ONU para a ajuda alimentar denunciou hoje que a Faixa de Gaza vive uma "situação alimentar assustadora" ao sétimo dia de bombardeamentos israelitas e anunciou o lançamento de um programa urgente de distribuição de pão.
"A actual situação em Gaza é assustadora e muitos produtos alimentares de base deixaram de estar disponíveis", declarou Christine van Nieuwenhuyse, representante do Programa Alimentar Mundial nos territórios palestinianos, num comunicado divulgado em Roma.
Segundo esta responsável, são necessários nove milhões de dólares (6,4 milhões de euros) "para responder às necessidades adicionais de nutrição decorrentes do redobrar de intensidade dos combates".
"Para aliviar o sofrimento das famílias que vivem perto das zonas atingidas (...), o PAM lançou quinta-feira um programa de distribuição urgente de pão em Beit Hanun para 3.000 famílias, ou seja, 15.000 pessoas", lê-se no comunicado.
"A falta de trigo obrigou à paragem dos moinhos e das padarias de Gaza e o pão, produto de base para os palestinianos, falta enormemente", segundo o PAM.
Por outro lado, segundo esta agência, "a abertura intermitente dos pontos de passagem" para fora do território em vigor desde Novembro, "as famílias palestinianas de Gaza conhecem uma deterioração drástica das suas condições de vida, com uma redução das quantidades de alimentos disponíveis no mercado, do gasóleo e do gás para a confecção dos alimentos e com frequentes cortes de electricidade".
A agravar a situação, os ataques, que prosseguem há sete dias, "têm impedido o PAM e os seus parceiros de operarem plenamente e têm atrasado a distribuição normal de alimentos", além de estarem a prejudicar a reposição das reservas do PAM, sendo que as 3.300 toneladas actualmente armazenadas estarão esgotadas dentro de um mês.
Os bombardeamentos israelitas contra a Faixa de Gaza já fizeram 430 mortos e cerca de 2.500 feridos, segundo o chefe dos serviços de emergência da Faixa de Gaza. A ONU estima que pelo menos 25 por cento dos mortos (mais de 100 pessoas) sejam civis.
...
Israel garante que ataques à Faixa de Gaza vão continuar:
...
http://resistir.info/:
Em Abril de 1943 os judeus do Gueto de Varsóvia foram massacrados pela máquina militar do III Reich nazi. Em Dezembro de 2008 os palestinos do Gueto de Gaza são massacrados pela máquina militar do IV Reich nazi-sionista. Ambos os povos exerceram o seu direito inalienável à revolta contra a opressão.
...
A New Year for Gaza 2009 - Thank you Israel:
Ver: Israel intensifica ofensiva militar contra a Faixa de Gaza
Washington diz que cabe a Israel decidir operação terrestre:
Míssil israelita mata três crianças
Dezenas de manifestações contra ofensiva
Uma breve resposta à desinformação sionista
Actualização em 3-01-2009:
436 mortos e 2.500 feridos palestinianos em 750 bombardeamentos
Milhares de pessoas manifestaram-se contra os ataques de Israel
Forças israelitas entram em Gaza
Actualização em 4-01-2009:
MNE checo reconhece "erro grave" da presidência da UE
Falta de acordo da ONU é uma "farsa", diz o Hamas
Na ONU, EUA bloqueiam proposta de cessar-fogo em Gaza
Actualização em 5-01-2009:
O USO DO FÓSFORO BRANCO SEGUNDO THE TIMES:
Israel is believed to be using controversial white phosphorus shells to screen its assault on the heavily populated Gaza Strip yesterday. The weapon, used by British and US forces in Iraq, can cause horrific burns but is not illegal if used as a smokescreen.
The use of the weapon in the Gaza Strip, one of the world’s mostly densely population areas, is likely to ignite yet more controversy over Israel’s offensive, in which more than 2,300 Palestinians have been wounded.
The Geneva Treaty of 1980 stipulates that white phosphorus should not be used as a weapon of war in civilian areas, but there is no blanket ban under international law on its use as a smokescreen or for illumination. However, Charles Heyman, a military expert and former major in the British Army, said: “If white phosphorus was deliberately fired at a crowd of people someone would end up in The Hague. White phosphorus is also a terror weapon. The descending blobs of phosphorus will burn when in contact with skin.”
... ...
A convenção de Genebra de 1980 proíbe o uso do fósforo branco como arma de guerra em áreas civis mas não há proibição do seu uso como cortina de fumo ou com o objectivo de iluminação.
Charles Heyman, perito militar e antigo major do exército britânico disse: “Se o fósforo branco foi deliberadamente usado em pessoas alguém terminará no tribunal de Haia. O fósforo branco é também uma arma de terror. As gotas de fósforo que caem queimam quando em contacto com a pele.”
...
Actualização em 6-01-2009:
Faixa de Gaza: 40 mortos em ataque contra escola da ONU em Jabaliya:
Pelo menos 40 palestinianos que estavam refugiados numa escola das Nações Unidas em Jabaliya, no Norte da Faixa de Gaza, morreram quando o local foi atingido por disparos de artilharia israelita, adiantam fontes médicas. Este ataque, registado ao terceiro dia da ofensiva terrestre, eleva para 635 o número de palestinianos mortos desde o início dos bombardeamentos, a 27 de Dezembro.
...
Gaza: cem olhos por um olho
Uma democracia proibe os media?
Actualização em 7-01-2009:
Nada de bom em Gaza
Israel vai interromper bombardeamentos em Gaza durante três horas por dia:
O Exército israelita anunciou que vai interromper a partir de hoje os seus bombardeamentos em Gaza, durante três horas por dia, informou uma porta-voz militar. ...
ONU desmente presença de combatentes em escola alvo de ataque israelita.
Israel vai estudar plano franco-egípcio para cessar-fogo imediato.
Actualização em 8-01-2009:
Ban Ki-moon condena ataque israelita contra coluna de veículos da ONU
Gaza: Erros e oportunidades perdidas
Sem piedade, em Gaza
Actualização em 9-01-2009:
ONU apela a cessar-fogo na Faixa de Gaza mas combates continuam:
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprovou ontem uma resolução, com a abstenção dos Estados Unidos e os votos a favor dos restantes 14 Estados membros, que obriga Israel e o Hamas a decretarem o fim das hostilidades. No entanto, hoje os combates na Faixa de Gaza prosseguem.
...
ONU quer cessar-fogo imediato
...
Hamas e Israel já recusaram proposta da ONU
Actualização em 12-01-2009:
Cavaco Silva pede cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza
Israel vai continuar a atacar com “mão de ferro” e Hamas diz que vitória está "mais próxima que nunca":
A Operação Chumbo Endurecido já fez até ao momento 917 mortos palestinianos e 4100 feridos.
Actualização em 15-01-2009:
Agência da ONU e redacções de jornais internacionais bombardeados por Israel
Israel pede desculpa à ONU
Hamas oferece trégua de um ano se Israel se retirar dentro de uma semana
Ministro do Interior do Hamas morto em Gaza
Mais de mil palestinianos mortos na Faixa de Gaza
Actualização em 17-01-2009:
Israel anuncia cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza:
O primeiro-ministro israelita Ehud Olmert anunciou este sábado que os objectivos da ofensiva militar contra o Hamas foram cumpridos e que as operações em Gaza cessam às 0h de Lisboa (2h da manhã em Telavive).
...
Mais de um milhar de mortos
O fim da ofensiva de 22 dias que matou mais de 1.200 palestinianos e agravou profundamente a crise humanitária de Gaza, território árabe controlado pelo Hamas. Treze israelitas morreram desde o início do conflito.
Israel anuncia trégua unilateral na ofensiva em Gaza:
Segundo ataque a escola
Diplomatas ocidentais citados pela Reuters afirmaram que o Egipto estava a organizar uma conferência com líderes mundiais sobre Gaza, que poderia ter lugar já amanhã.
Enquanto isso, a operação militar continuava, com mais de 50 alvos atingidos pela Força Aérea.
Pela primeira vez, um porta-voz da agência da ONU de ajuda aos refugiados palestinianos (UNRWA) pediu uma investigação a alegados crimes de guerra de Israel, depois de uma escola da agência ter sido atingida por um tanque israelita. As escolas da UNRWA têm servido para alojar muitas das pessoas que têm ficado desalojadas, e hoje dois rapazes, de 5 e 7 anos, morreram no ataque. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o ataque “o mais fortemente possível”.
No total, pelo menos 1203 palestinianos morreram em Gaza nestes últimos 22 dias, destes, 410 eram crianças. A ofensiva deixou ainda 5300 feridos, segundo responsáveis palestinianos. Do lado israelita três civis morreram vítimas de rockets do Hamas no Sul do país, e dez soldados morreram em Gaza. Hoje, um rocket causou falhas de energia na cidade de Ashdod.
Actualização em 18-01-2009:
But is it a crime? Israel is operating in the grey zone of international law
Gaza: Cessar-fogo já foi quebrado, escassas horas após o seu início
Hamas anuncia cessar-fogo imediato e dá a Israel uma semana para abandonar Gaza:
"O Hamas e as suas facções anunciam um cessar-fogo imediato em Gaza e dão a Israel uma semana para se retirar", indicou Ayman Taha a partir do Cairo, onde está a ser negociada uma trégua.
O Hamas exige igualmente que Israel abra todas as passagens fronteiriças da Faixa de Gaza, a fim de permitir a entrada de alimentos e de bens de primeira necessidade.
Exército israelita inicia retirada progressiva da faixa de Gaza
Israel já começou a retirada do exército da Faixa de Gaza:
O anúncio surge após o cessar-fogo unilateral por parte de Israel, anunciado ontem à noite e do cessar-fogo por parte do Hamas que surgiu hoje.
...
Gazan Doctor and Peace Advocate Loses 3 Daughters to Israeli Fire and Asks Why
...
Líderes europeus e árabes no Egipto em prol da paz:
O custo da destruição das infra-estruturas na Faixa de Gaza durante a ofensiva militar israelita de 22 dias eleva-se a 476 milhões de dólares (358,8 milhões de euros), segundo uma estimativa provisória feita pelo departamento central de estatísticas palestiniano.
Segundo o departamento, que divulgou, sábado, os dados no seu site na Internet, 4000 edifícios de habitação foram destruídos nos bombardeamentos israelitas, assim como 48 edifícios e escritórios governamentais, 30 esquadras e 20 mesquitas.
Na longa lista de infra-estruturas destruídas são ainda indicadas escolas (18), uma parte da rede eléctrica e da distribuição de água.
No total, 14% dos imóveis da Faixa de Gaza foram destruídos ou danificados, de acordo com aquele departamento.
Na cimeira económica prevista para segunda-feira e terça-feira no Koweit, os dirigentes árabes vão discutir a reconstrução da Faixa de Gaza.
A presidência checa da UE revelou também a intenção de organizar uma conferência de doadores para responder às necessidades humanitárias da população da Faixa de Gaza.
A ofensiva israelita lançada a 27 de Dezembro causou pelo menos 1300 mortos, entre os quais 410 crianças e 108 mulheres, e mais de 5300 feridos, segundo os serviços de emergência de Gaza.
Actualização em 19-01-2009:
Organizações internacionais alertam para situação precária vivida no território:
...
Mais de 1300 mortos
No primeiro dia sem o som de bombas e disparos – Israel decretou um cessar-fogo unilateral no sábado, a que o Hamas respondeu ontem com a sua própria trégua –, muitos palestinianos começaram hoje a regressar a casa, para avaliar estragos e as forças do movimento islamista retomaram as patrulhas nas principais artérias da cidade.
Por baixo dos escombros dos edifícios, os serviços de emergência conseguiram resgatar mais dez corpos, elevando para 1315 o número de mortos desde o início da ofensiva, dos quais 410 eram crianças e 108 mulheres. Os serviços hospitalares assistiram mais de 5300 feridos, muitos dos quais estão ainda internados em condições precárias.
Um terço da população sem acesso a água potável
...
Actualização em 21-01-2009:
Exército israelita conclui a retirada da faixa de Gaza
ONU vai abrir inquérito a presumível uso de urânio empobrecido em Gaza - Por Israel:
Utilizado nomeadamente durante a guerra do Golfo, em 1991, e nos ataques aéreos da NATO nos Balcãs em 1994-1995, o urânio empobrecido tem propriedades físicas que o tornam eficaz no ataque a blindados. Suspeita-se que a exposição a este produto e às poeiras que resultam dos impactos representem riscos para a saúde.
Tribunal belga terá recebido pedido de prisão da ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel
Actualização em 26-01-2009:
Did Israel Commit War Crimes in Gaza?
Actualização em 02-02-2009:
Blogue Diário de Reportagem, de Alexandra Lucas Coelho, em Israel e na Palestina
Ver:
Conflito árabe-israelense
História da Palestina
Operação Chumbo Fundido