terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Barack Obama - 44º Presidente dos Estados Unidos

In "PUBLICO.PT":

“Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente que cumprirei fielmente as funções de Presidente dos Estados Unidos e farei o melhor que estiver ao meu alcance para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”. obama

Com a mão sobre a mesma bíblia usada por Abraham Lincoln na tomada de posse, em 1861, Barack Obama tornou-se hoje oficialmente o 44º Presidente dos EUA. Aos 47 anos, o democrata é o primeiro afro-americano a assumir a liderança dos EUA, num momento em que o país atravessa uma grave crise económica e continua enredado em duas guerras.

Ver:

Discurso de Obama: Novo Presidente pede uma “nova era de responsabilidade” 

Actualização em 21-01-2009:

O fim do capitalismo laissez-faire

Obama congela salários a quem ganha mais de 100.000 dólares por ano - na Casa Branca

Plano económico de Obama vai ser apresentado nas próximas semanas

Administração Obama congela regulamentações de Bush que ainda não tinham entrado em vigor

Obama poderá fechar Guantánamo no espaço de um ano

Obama congela salários a colaboradores e aperta cerco aos "lobbyistas":

Obama, que fez da ética governativa e da transparência dois grandes temas da sua campanha, esclareceu ainda que irá pôr em prática novas regras restritas aos antigos “lobbyistas” que trabalhem no governo. O Presidente explicou que irá proibir pessoas que trabalhem no sector privado como “lobbyistas” de trabalharem em matérias sobre as quais tinham anteriormente feito “lobby”.


Obama pôs ainda em marcha uma proibição aos presentes dados por “lobbyistas” e prometeu um maior acesso ao público a documentos governamentais sensíveis (envolvendo a segurança nacional e assuntos de privacidade).

 

(Ver:       Lobbying  -  Grupo de pressão  )

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats