sexta-feira, 22 de maio de 2009

Manipulação

In "À BRUTO":

Ainda estou abismado com a entrevista de Manuela Moura Guedes ao Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto. E só posso dizer que este senhor é um homem com os ditos no sítio.

Depois de, em público, ter dito aquilo que toda a gente sabia (de que há advogados a cometerem crimes), depois de estar a ser perseguido politicamente dentro da sua Ordem por tentar impedir advogados em actividade possam ser, ao mesmo tempo, deputados, foi entrevistado, em directo no Jornal Nacional da TVI, por Manuela moura Guedes, herself.

A pobre desculpa de jornalista em que esta senhora se tornou foi, finalmente, posta no seu lugar.


Finalmente, alguém lhe disse na cara que era péssima jornalista e que violava sistematicamente o Código Deontológico da sua profissão.

Finalmente alguém disse, ao vivo e textualemente, que a sua actuação no Jornal Nacional era uma vergonha e que quem a pôs lá devia ter vergonha.

... ...

Ver:   Marinho Pinto "Você faz um péssimo jornalismo" - DN:

Em entrevista dada hoje à TVI, o Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, ao ser apelidado de “bufo” por Manuela Moura Guedes, respondeu violentamente à jornalista afirmando: “você não tem autoridade nenhuma para emitir juízos de valor acerca do que se passa na justiça”, e continuando no mesmo tom, acusou a jornalista de fazer um “péssimo jornalismo” que “viola sistematicamente o código deontológico”.

A entrevista não acabou sem Marinho Pinto afirmar que “se você me quiser fazer uma entrevista decente eu estarei disponível, mas esta estação devia ter aqui uma jornalista decente e não alguém que deturpa constantemente as regras do jornalismo”.

Vídeo:

Ver:   Troca de insultos na TVI:

Manuela Moura Guedes - “Acha bem dizer em praça pública que os advogados cometem crimes? (…) Está a enxovalhar a Ordem…”

Marinho Pinto - “O que está a fazer é manipulação!”

MMG - “Escreveu um artigo sobre o Freeport em que ataca a PJ…”

MP - “Porque utiliza o termo atacar e não criticar?”

MMG – “Foi visto como um frete político ao engenheiro Sócrates...”

MP – “Não me interessa. Não lhe devo nada, nem ele a mim. Deixe-me dizer-lhe uma coisa... Não pode dizer que faço fretes políticos. Olhe bem para mim nos olhos: nunca fiz fretes políticos!”

MP – “Estamos a criar uma sociedade de bufos...”

MMG – “Então o sr. é um bufo, ao vir para a praça pública denunciar advogados que cometem crimes?!”

MP – “Nós não varremos lixo para debaixo da mesa como fazem os jornalistas...”

MMG – “O sr. também não está a fazer muito pela sua classe...”

MP – “Você está aqui a fazer um julgamento disfarçado. Um péssimo jornalismo. Um espectáculo degradante para a informação e dá uma má imagem dos profissionais desta casa.”

“É uma vergonha. Não tenho a faca e o queijo na mão. Isso é ignorância sua.”

“Tinha vergonha de fazer o que você faz. O que você faz aqui todos os dias é violar o código deontológico. Duvido que o conheça! E quem a apoia aqui dentro devia ter vergonha.”

Ver: 

Bastonário volta a alertar para ilícitos cometidos por escritórios de advocacia

Todos os dias há um advogado condenado por má conduta profissional 

TVI-MOURA GUEDES/MARINHO PINTO - "ESTE ESPECTÁCULO DEGRADANTE VIOLA SISTEMÁTICAMENTE A DEONTOLOGIA JORNALISTICA” SERÁ QUE AINDA VAI CONTINUAR?
Entrevista Completa de Manuela Moura Guedes a Marinho Pinto

Marinho Pinto e Moura Guedes são estrelas do YouTube

Actualização em 28-05-2009:

ERC dá razão às queixas sobre o Jornal da Noite da TVI:

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deliberou reprovar a actuação da TVI no Jornal Nacional de sexta-feira, por “desrespeito das normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística”.


A decisão do Conselho Regulador da ERC pende sobre sete peças de três edições daquele programa, depois de terem sido apresentadas trezes queixas à entidade que acusam a estação de televisão “de falta de rigor e de isenção” no tratamento noticioso de peças noticiosas sobre o primeiro-ministro e membros do PS.


A ERC fundamenta a decisão por ter sido “verificada, à luz da análise efectuada, a possibilidade de a TVI ter posto em causa o respeito pela presunção de inocência dos visados nas notícias”, lê se em comunicado.

 
A concluir, o Conselho Regulador resolveu “instar a TVI a cumprir de forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalística”.

ERC condena TVI por “desrespeito de normas ético-legais” no Jornal da Noite de sexta-feira

Decisão sem consequências

Finalmente!

Actualização em 29-05-2009:

Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas: Manuela Moura Guedes faz "jornalismo reprovável"

Actualização em 04-06-2009:

O principal problema da informação televisiva não é a Manuela Moura Guedes, nem são as alegadas pressões políticas, é o "infortainment". Ou seja, o entretenimento sobrepor-se à informação, a notícia ser tratada como um espectáculo de circo, o rigor e a verdade serem tantas vezes aligeirados e deixados de lado. Este fenómeno é mais acentuado nos telejornais portugueses do que em muitos outros países europeus e é o maior obstáculo ao verdadeiro jornalismo de investigação e à credibilidade dos media.

1 comentário:

  1. Vídeo – Manuela Moura Guedes e Marinho Pinto


    http://trocaopasso.wordpress.com/2009/05/22/video-manuela-moura-guedes-e-marinho-pinto/


    :)

    ResponderEliminar

 
View My Stats