domingo, 6 de novembro de 2016

Web Summit - Startups debaixo de olho

In “Visão”:

Estas são as primeiras 5 de uma lista de 35:

1 - Codacy (Informática)

A Codacy é um assistente dos programadores informáticos. À semelhança do que faz o corretor automático do programa Word, esta startup criada em 2012 por Jaime Jorge e João Caxaria corrige, de forma automática, o código de linguagem de programação. Com escritórios em Lisboa, Londres e São Francisco, mais de metade dos seus clientes encontra-se nos EUA.

Foi a vencedora, em 2014, do concurso de startups da Web Summit, em Dublin

2 - Science4you (Brinquedos)

É uma das startups portuguesas de maior sucesso e que o público em geral mais reconhece, pois tem lojas espalhadas por todo o País. A empresa de brinquedos didáticos e educativos já está a faturar mais de 11 milhões de euros (2015) e tem acumulado prémios. Foi fundada em 2008 por Miguel Pina Martins, na sequência da sua tese de mestrado em Gestão, no ISCTE.

Emprega meio milhão de trabalhadores e exporta para mais de 35 países

João Barros, co-fundador da Veniam

João Barros, co-fundador da Veniam

Rui Duarte Silva

3 - Veniam (Rede wireless)

Nasceu há quatro anos e já captou 27 milhões de euros em financiamento, todo ele estrangeiro. A startup que João Barros e Susana Sargento lançaram a partir do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, é tão inovadora (ou disruptiva, como agora é costume dizer-se) que, ao chegar a Singapura, angariou 75 mil utilizadores em apenas três meses. Mas afinal, o que faz a Veniam? Desenvolve e comercializa tecnologia que permite que qualquer veículo em movimento se torne num Hotspot de wi-fi. Ou seja, aquilo que já encontramos nos transportes públicos, quando nos podemos ligar à sua rede wireless. Mas além de oferecer internet aos passageiros, a Veniam também recolhe todo o tipo de dados, não só sobre o veículo como também sobre as cidades, oferecendo uma série de serviços geridos a partir da 'cloud'. A Câmara Muncipal do Porto, a STCP ou a Vodafone são alguns dos seus clientes em Portugal, mas a Veniam há muito que deu o salto além-fronteiras, fixando a sua sede em São Francisco, EUA, além de ter escritórios também na Ásia.

Foi considerada, em junho, uma das 50 startups mais disruptivas do mundo. Está em 28º lugar no ranking da cadeia de televisão americana CNBC

4 - Hole19 (Golfe)

Se quiser precisão GPS para jogar golfe, partilhar as suas jogadas com os amigos, ter os resultados de todas as partidas arquivados, estudar campos de véspera, saber o tempo por antecipação, entre outras funções, esta pode ser a aplicação indicada para si. E tudo à distância de um telemóvel. Tem mais de 40 mil campos de golfe mapeados em todo o mundo.

Esta aplicação já angariou 700 mil clientes

5 - Tradiio (Música)

Esta startup permite aos músicos angariarem dinheiro, via crowdfunding, quando estão no início da sua carreira. Quem faz os donativos tem acesso a conteúdos exclusivos dos artistas. É uma espécie de clube de fãs da era digital. A Tradiio tem em curso uma ronda de investimento cujo objetivo é conseguir 600 mil euros para lançar a empresa nos EUA. Até à data juntaram €240 mil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats