quarta-feira, 13 de abril de 2011

Helicópteros vão custar 500 milhões

In “Correio da Manhã”:

A compra e manutenção de dez helicópteros para o Exército, que estão a ser produzidos no âmbito de um programa cooperativo da NATO, vão custar a Portugal cerca de 500 milhões de euros.

NH90

Cada heli NH 90, cuja aquisição foi alvo de forte polémica entre o Exército e a Força Aérea, implicará uma despesa de 50 milhões de euros. Por dificuldades financeiras do País, a entrega dos helis já foi adiada três vezes desde 2006.

O preço de aquisição dos dez helicópteros ascende, nos termos do contrato assinado em 2001, a 230 milhões de euros. Mas, segundo fonte conhecedora do processo, a este valor acresce ainda uma despesa de quase 270 milhões de euros com a manutenção do equipamento em trinta anos, peças sobresselentes, certificação de pilotos e de mecânicos.

No final de Março, e também em 5 de Abril último, o CM questionou o Ministério da Defesa sobre o custo total da operação, mas, até ao fecho desta edição, não obteve respostas. O Exército remete para o ministério de Santos Silva as respostas às questões financeiras sobre os helicópteros.

Para já, o Ministério da Defesa assume que, "tendo em conta o Programa de Estabilidade e Crescimento, no que se refere ao corte de 40% na LPM, tornou-se imperativa uma recalendarização do plano de entregas a Portugal dos helicópteros NH 90". E garante que isso "não acarreta penalizações financeiras para o Estado e que se apresenta como a solução mais adequada à produção e edificação das capacidades inerentes às aquisições".

NH 90 CHEGAM ATÉ 2017

A entrega dos helicópteros NH 90 a Portugal vai decorrer, segundo o novo calendário, entre 2012 e 2017. O equipamento irá ser entregue ao Exército justamente numa altura em que o País atravessa uma das mais graves crises financeiras dos últimos 150 anos.

O Ministério da Defesa assume que o primeiro helicóptero será entregue em 2012. Os helicópteros vão ficar sediados em Tancos, na antiga base da Força Aérea Portuguesa.

sábado, 9 de abril de 2011

"Programa das Festas" RTP em Ferreira do Zêzere

Programa da RTP1 "Programa das festas" transmitido em direto de Ferreira do Zêzere (9 de Abril ). O tema central é o festival gastronómico do lagostim que durante o mês de abril estará em destaque no concelho.

RTP - PROGRAMA DAS FESTAS Parte 1:

RTP - PROGRAMA DAS FESTAS Parte 2:

RTP - PROGRAMA DAS FESTAS Parte 3:

RTP - PROGRAMA DAS FESTAS Parte 4:

 

Ver:

Região do Zêzere - Ferreira do Zêzere capital do OVO:

"Ferreira do Zêzere Capital do Ovo"

Imagem2317

Esta é a nova aposta do concelho que sabe da importância das duas empresas ferreirenses (Zezerovo e Uniovo) na produção nacional de ovos.

Só para ter uma ideia do nível de vendas, aliado naturalmente ao nível de exigência de qualidade certificada desde os pavilhões e modernas baterias das galinhas, à qualidade da ração (Rações Zêzere), à criteriosa seleção, armazenamento e transporte, saiba que estas duas empresas vendem mais de 8 milhões de ovos por semana. A Zezerovo cerca de  7.200.000 ovos e a Uniovo cerca de  1.500.000 ovos, representando 25% da produção nacional.

 

Região do Zêzere - Tudo a postos para o programa da RTP:

No parque verde da Quinta do Adro em Ferreira do Zêzere, está tudo a postos para o "Programa das Festas " transmitido amanhã em direto a partir das 16h na RTP.

Imagem2314

Imagem2315

 

Imagem2320Imagem2316

Imagem2321

Imagem2322

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem2323

 

Festival Gastronómico de Lagostim de Rio:

O Achigã:

O Achigã

thumb.php

...

O achigã foi oficialmente introduzido em águas portuguesas originalmente nos Açores, por peixes vindos de uma aquacultura francesa. Mais tarde veio para o continente para a barragem do Castelo de Bode aquando da inauguração desta. Durante largos anos, a nossa albufeira foi a "capital" da pesca desportiva ao achigã, sendo palco de várias competições nessa modalidade. Infelizmente o número de achigã adulto tem vindo a diminuir estranhamente uma vez que se observam muitos alevins (nome dado aos peixes bebés), existindo várias teorias para explicar a situação.

O achigã adaptou-se muito bem às nossas águas e reproduz-se de Março a Maio. O macho limpa uma zona do fundo com a cauda, afastando as pedras e ramos fazendo assim um ninho. De seguida, a fêmea aproxima-se e põe ovos que podem ser alguns milhares.

Após a eclosão dos pequenos, ambos os progenitores defendem o ninho e a sua prole de forma muito agressiva contra todas as ameaças. Quanto à alimentação trata-se de um peixe muito generalista que basicamente come tudo o que lhe couber na boca, desde insectos, a ratos, pássaros que caem das árvores, e claro! Peixes e especialmente o lagostim! Deve-se a esta voracidade do peixe a enorme variedade de amostras que podemos usar na sua pesca.

...

...485471_Msoki

 

A Cozinha Tradicional na Área do Pinhal(Estudo)(I) - A COZINHA TRADICIONAL NO CENTRO DE PORTUGAL, UM PATRIMÓNIO A PRESERVAR - ÍNDICE

A COZINHA, PRATOS EMBLEMÁTICOS E RECEITAS NO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE(I)

A COZINHA, PRATOS EMBLEMÁTIVOS E RECEITAS NO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE(II):

A matança do porco era um facto importante na vida económica e social das pessoas. Todas as famílias matavam, anualmente, um porco, animal que era criado sem grandes custos dado que era alimentado com produtos agrícolas e sobras das refeições diárias”.

A COZINHA, PRATOS EMBLEMÁTICOS E RECEITAS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE(III)

A COZINHA, PRATOS EMBLEMÁTICOS E RECEITAS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE(IV)

 
View My Stats