Helicópteros vão custar 500 milhões
In “Correio da Manhã”:
A compra e manutenção de dez helicópteros para o Exército, que estão a ser produzidos no âmbito de um programa cooperativo da NATO, vão custar a Portugal cerca de 500 milhões de euros.
Cada heli NH 90, cuja aquisição foi alvo de forte polémica entre o Exército e a Força Aérea, implicará uma despesa de 50 milhões de euros. Por dificuldades financeiras do País, a entrega dos helis já foi adiada três vezes desde 2006.
O preço de aquisição dos dez helicópteros ascende, nos termos do contrato assinado em 2001, a 230 milhões de euros. Mas, segundo fonte conhecedora do processo, a este valor acresce ainda uma despesa de quase 270 milhões de euros com a manutenção do equipamento em trinta anos, peças sobresselentes, certificação de pilotos e de mecânicos.
No final de Março, e também em 5 de Abril último, o CM questionou o Ministério da Defesa sobre o custo total da operação, mas, até ao fecho desta edição, não obteve respostas. O Exército remete para o ministério de Santos Silva as respostas às questões financeiras sobre os helicópteros.
Para já, o Ministério da Defesa assume que, "tendo em conta o Programa de Estabilidade e Crescimento, no que se refere ao corte de 40% na LPM, tornou-se imperativa uma recalendarização do plano de entregas a Portugal dos helicópteros NH 90". E garante que isso "não acarreta penalizações financeiras para o Estado e que se apresenta como a solução mais adequada à produção e edificação das capacidades inerentes às aquisições".
NH 90 CHEGAM ATÉ 2017
A entrega dos helicópteros NH 90 a Portugal vai decorrer, segundo o novo calendário, entre 2012 e 2017. O equipamento irá ser entregue ao Exército justamente numa altura em que o País atravessa uma das mais graves crises financeiras dos últimos 150 anos.
O Ministério da Defesa assume que o primeiro helicóptero será entregue em 2012. Os helicópteros vão ficar sediados em Tancos, na antiga base da Força Aérea Portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário