sábado, 8 de dezembro de 2007

Como prolongar o tempo de vida das baterias de Lítio!

O efeito de memória, ou seja o ficar "viciada".

No caso das baterias de lítio, esta regra não se aplica, portanto o andar a descarregar completamente e carregar apenas quando descarregada é completamente inútil e até prejudicial como vão verificar mais abaixo.
A bateria de lítio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga actual.

Uma bateria de lítio admite 300 - 400 ciclos de carga/descarga. A bateria prefere uma descarga parcial em vez de uma descarga completa. As descargas completas frequentes devem ser evitadas. Por isso, carregue a bateria mais vezes. Não existe qualquer problema de efeito memoria quando se aplicam cargas não programadas.

As baterias dos portáteis contêm um medidor de capacidade que com o uso fica descalibrado. Alguns portáteis incluem na BIOS ferramentas para recalibrar a bateria o que não é mais do que uma descarga completa seguida de uma carga completa.
Portanto para calibrar o medidor, deve ser feita, em cada 30 carregamentos parciais, uma descarga completa seguida de uma carga completa.
Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor errado da capacidade, desligando o PC quando a bateria ainda tem capacidade.

Será que se deve tirar ou não a bateria quando nos ligamos a corrente?

A resposta é: SIM e NÃO, depende dos casos.
Não prejudica ter a bateria a 100% de carga e estar com o adaptador AC/DC ligado, pois a bateria assim que chega aos 100% deixa de receber energia e é feito um bypass directamente para o sistema de alimentação do portátil.
Porém existe uma desvantagem em manter a bateria no portátil quando ligado à corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento gerado pelo hardware do portátil.
Portanto:
Uso normal do portátil sem aquecer (na ordem dos 30~40ºC) -> manter a bateria
Uso intensivo que leva a um grande aquecimento -> retirar a bateria para que esta não aqueça·
O calor, aliado ao facto de estar a 100% de carga são o grande inimigo da bateria como se pode ver na tabela abaixo:

 

Quando se pretende conservar por longos períodos a bateria, esta deve ser feita com a carga da mesma a 40% e num local o mais fresco e seco possível.

O maior inimigo de uma bateria de lítio é o calor, e se a carga estiver a 100% pior.

 

Referencia: http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

http://www.batteryuniversity.com/partone.htm

e  http://www.batteryuniversity.com/parttwo.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats