domingo, 28 de outubro de 2007

Tigeladas de Abrantes

Tigeladas de Abrantes

Ingredientes:
- 12 ovos
- 1 litro de leite
- 500 g de açúcar
- 125 g de farinha
- sal

Preparação:
Mete-se no forno bem quente as tigelas de barro (não vidrado) e deixam-se aquecer durante 15 minutos. Num pote alto batem-se muito bem os ovos inteiros com açúcar e farinha e uma pitada de sal. Mexendo, adiciona-se o leite a pouco e pouco. Com uma concha ("pucarinho") com o cabo comprido, deita-se o preparado nas tigelas que devem estar muito quentes. Deixa-se cozer durante cerca de 20 minutos. Desenformam-se as tigelas assim que saírem do forno.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Incêndios obrigam 500 mil pessoas a abandonar casas na Califórnia

Mais de 500 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas residências nos últimos três dias no sul da Califórnia, que desde domingo é devastado por incêndios. As chamas, que continuam por controlar, já provocaram a destruição de cerca de 1300 casas e mais de uma centena de empresas.

 

Segundo dados oficiais, outras 68 mil casas estão em perigo devido à proximidade das chamas, incluindo as mansões de celebridades como Mel Gibson e Barbra Streisend na famosa praia de Malibu.

Enquanto o balanço provisório do número de vítimas dos fogos continua em um morto e mais de 20 feridos, o Presidente norte-americano, George W. Bush, ordenou o desbloqueio de uma ajuda federal de emergência para apoiar as populações afectadas.


Cerca de uma dúzia de focos de incêndio devastaram já mais de mil quilómetros quadrados, destruindo habitações e obrigando a que pelo menos 200 mil propriedades fossem evacuadas na região de San Diego, bem como um estabelecimento prisional e um hospital.
Do norte de Los Angeles à fronteira mexicana, mais de dois mil bombeiros apoiados por 30 aeronaves e helicópteros combatem as chamas, já visíveis a partir do espaço. A densidade do fumo provocado pelas chamas levou mesmo os serviços de meteorologia a confundi-lo com sinais de precipitação de chuva.
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, ordenou a mobilização de 1500 soldados para o sul daquele estado norte-americano, depois de no último domingo ter declarado o estado de emergência. Schwarzenegger conseguiu junto do Pentágono que seus aviões militares fossem transformados em aparelhos de combate às chamas.
Os bombeiros californianos esperam agora a chegada de reforços vindos do Arizona, Nevada e norte da Califórnia, segundo o chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Michael Freeman, que admite que, com base nas condições meteorológicas (vento forte de 97 a 160 quilómetros/hora, nível baixo de humidade, temperaturas de mais de 30 graus), poder-se-á dar uma “catástrofe”.
Os incêndios, um deles pelo menos de origem criminosa, são já considerados dos mais graves registados na Califórnia, fortemente afectada pela seca. No final de 2003, pelo menos 22 pessoas morreram vítimas de fogos que destruíram 3000 habitações e devastaram cerca de 3000 quilómetros quadrados de área.

Referencia: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1308450

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Europa: um declínio inevitável?

In "Jornal de Negócios Online"

...

Quais os verdadeiros desafios da Europa no século XXI?

O problema é que, de facto, as discussões actuais e os programas políticos da “agenda europeia” estão cada vez mais afastados da abordagem dos verdadeiros problemas da realidade actual e dos desafios que a mesma impõe à União Europeia, a médio e longo prazo. E os grandes desafios da Europa do século XXI são, a meu ver, os seguintes:

a) Que posicionamento face ao crescente poderio económico e político dos chamados países emergentes;

b) Como combater o declínio demográfico europeu;

c) Como proteger os interesses europeus na disputa, cada vez maior, pelo controlo dos recursos naturais a nível mundial.

A recente crise financeira permitiu evidenciar, como nunca antes acontecera, uma nova realidade: as economias emergentes são crescentemente autónomas e começam a constituir o principal motor do desenvolvimento mundial.

Pela primeira vez, uma crise financeira e de crescimento económico nas economias desenvolvidas não está a afectar as economias emergentes.

Pelo contrário, estas respiram saúde em termos de crescimento económico, reservas financeiras sobre o exterior e capacidade para atrair investimento.

...

É possível evitar o declínio

Evitar o declínio da Europa como grande potência económica e política está nas mãos de todos os cidadãos Europeus.

Temos “massa cinzenta” (“brain power”), iniciativa empresarial, cultura e história como nenhuma outra civilização. O declínio pode ser evitado. Mas isso implica que a classe política europeia assuma, com coragem, políticas estruturais de longo prazo que rompam com o marasmo, o pântano e a inércia que têm caracterizado os últimos anos.

O desenvolvimento não se decreta nem regula. Ele é tanto mais rápido e diversificado quanto maior for a liberdade de uma sociedade e da sua economia. Os soviéticos foram os últimos a tentar o contrário e criaram um monstro civilizacional que deixou milhões de pessoas a viver à míngua durante décadas e décadas.

Reafirmar o princípio da subsidiariedade de Bruxelas nos interesses dos cidadãos, aprofundar as liberdades em todas as suas dimensões, devolver cada vez mais poder aos cidadãos e à sua livre iniciativa são os caminhos para inverter o caminho para o declínio.

O processo até agora implementado para a aprovação da Constituição Europeia – com a ausência total de participação dos cidadãos europeus – está longe, por isso, de contribuir para o fortalecimento dessa Europa líder do desenvolvimento económico e cultural, relevante para o futuro da humanidade no século XXI, que todos desejamos e que, “malgré tout”, ainda é possível!

Vêr artigo completo em: Jornal de Negócios Online

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

10 dirty little secrets you should know about working in IT

In "Tech Sanity Check"

If you are preparing for a career in IT or are new to IT, many of the “dirty little secrets” listed below may surprise you because we don’t usually talk about them out loud. If you are an IT veteran, you’ve probably encountered most of these issues and have a few of your own to add — and please, by all means, take a moment to add them to the discussion. Most of these secrets are aimed at network administrators, IT managers, and desktop support professionals. This list is not aimed at developers and programmers — they have their own set of additional dirty little secrets — but some of these will apply to them as well.

10.) The pay in IT is good compared to many other professions, but since they pay you well, they often think they own you

...

9.) It will be your fault when users make silly errors

...

8.) You will go from goat to hero and back again multiple times within any given day

...

7.) Certifications won’t always help you become a better technologist, but they can help you land a better job or a pay raise

...

6.) Your nontechnical co-workers will use you as personal tech support for their home PCs

...

5.) Vendors and consultants will take all the credit when things work well and will blame you when things go wrong

...

4.) You’ll spend far more time babysitting old technologies than implementing new ones

...

3.) Veteran IT professionals are often the biggest roadblock to implementing new technologies

...

2.) Some IT professionals deploy technologies that do more to consolidate their own power than to help the business

...

1.) IT pros frequently use jargon to confuse nontechnical business managers and hide the fact that they screwed up

 
View My Stats