Constipações e Gripes
In "BBC":
Descubra como se percebe a diferença entre a gripe e uma constipação, incluindo as melhores formas de ajudar o seu filho a recuperar o mais rapidamente possível.
O que são?
O resfriado comum (Constipação) e gripe (influenza) são infecções muito comuns do tracto respiratório superior (nariz, garganta, ouvidos e fossas nasais).
Qual é a sua causa?
As Constipações e gripe são causadas por vírus. As infecções são contagiosas, transmitidas por contacto manual e por gotículas minúsculas.
Há centenas de tipos diferentes de vírus que podem causar uma constipação, o que explica o motivo pelo qual as crianças apanham constipações repetidas.
O vírus da gripe está constantemente a mudar a sua estrutura, por isso aparecem novas estirpes cada ano.
A gripe é causada pelo vírus influenza. Existem três grandes tipos: A (muitas vezes a causa de epidemias de gripe), B e C.
Nós não temos imunidade para as novas estirpes, pelo que se pode apanhar gripe repetidamente.
Quem é afectado?
Qualquer um pode apanhar uma constipação ou gripe. É nos meses de Inverno que surgem mais constipações, não só por causa do estado do tempo, mas porque o aquecimento central seca a mucosa nasal que normalmente está húmida – uma defesa importante contra a invasão do vírus.
No entanto, você pode-se apanhar uma constipação, em qualquer época do ano, um determinado tipo de vírus surge no verão. (A gripe raramente ocorre fora dos meses de Novembro a Fevereiro, no Reino Unido.)
Quais são os sintomas?
A constipação causa corrimento nasal, espirros, dor de garganta, tosse, febre e cansaço leve, com duração de dois a quatro dias.
A gripe é mais severa com febre alta (normalmente 39 º C ou acima), arrepios, dores de cabeça, dores musculares intensas, cansaço, perda de apetite, tosse e, por vezes, o nariz entupido e garganta inflamada. Ela pode durar uma semana ou mais, e as possíveis complicações incluem pneumonia.
Como são tratadas Constipações e gripes?
A maioria das constipações não duram muito e não carecem de tratamento específico, com excepção de analgésicos e medidas simples, como descongestionantes ou vaporizadores. Os antibióticos não oferecem nenhum benefício. Os suplementos de Zinco podem ajudar a resolver uma constipação mais rapidamente.
Às crianças com gripe podem ser administrados tratamentos semelhantes, com muito descanso, medicamentos para fazer descer a febre e abundância de líquidos para evitar a desidratação. Baixar a temperatura no quarto também pode ser útil quando alguém está com febre. Os tratamentos Anti-virais específicos para a gripe estão agora disponíveis, mas geralmente estes são fornecidos apenas para aqueles com alto risco de complicações da gripe.
Mais ajuda
Se estiver preocupado com a saúde do seu filho, consulte o seu médico. Às crianças com risco elevado de complicações da gripe é recomendada a vacina contra gripe em cada ano. Que precisa de ser feito em cada Outono.
Ver: Tratamento da Constipação
-----
Actualização 1-10-2008:
O vírus da gripe está na porta do frigorífico:
COMO EVITAR O CONTÁGIO?
- Vacine-se contra a gripe, preferencialmente em Outubro/Novembro. Atenção: as pessoas com alergia grave ao ovo ou que tenham tido uma reacção alérgica grave a uma dose anterior da vacina, não devem tomá-la. Consulte o seu médico.
- Evite o contacto com pessoas doentes. O período de contágio começa uma a dois dias antes do início dos sintomas e vai até sete dias depois, sendo que nas crianças pode ser maior.
- Lave as mãos frequentemente. O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto directo, por exemplo, através das mãos.
Para mais informações contacte a linha de aconselhamento Saúde24 através do número 808 24 24 24.
Sem comentários:
Enviar um comentário