sábado, 25 de outubro de 2008

Dieta Mediterrânica

Dieta mediterrânica como património da humanidade:

Um grupo de peritos de Espanha e Itália defendeu esta semana, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que a dieta mediterrânica deve ser considerada Património Cultural da Humanidade.
Durante uma audiência pública, o director do Instituto Agronómico Mediterrâneo de Bari (Itália), Cosimo Lacirignola, explicou «a importância cultural numa dieta que ao longo dos séculos tem enriquecido o seu legado, mantendo a originalidade».

piramidealimentar Na década de 90 constatou-se que a população da bacia do mediterrâneo tinha uma incidência de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e cancro significativamente inferior à dos habitantes dos restantes paísesdesenvolvidos. De entre todos os países mediterrânicos era na ilha de Creta que a população apresentava os melhores indicadores de saúde.

O facto chamou a atenção dos investigadores.

Veio a demonstrar-se que o factor determinante para esta menor incidência de doenças crónicas e degenerativas era a alimentação tradicional da bacia do Mediterrâneo com especial destaque para a Ilha de Creta.

Os estudos sucederam-se e, neste momento, a alimentação mediterrânica é considerada o regime alimentar mais eficaz para a optimização do estado de saúde e prevenção das doenças cardiovasculares e degenerativas de uma forma geral.

A Dieta Mediterrânica e a alimentação portuguesa:

A alimentação tradicional Portuguesa, com especial destaque para o sul do nosso país, insere-se dentro das características da saudável Dieta Mediterrânica.
Caracteriza-a a abundante utilização de azeite e ervas aromáticas, o consumo de nozes e amêndoas e avelãs, as frutas secas e frescas a par de muitas saladas e pratos de legumes cozinhados que acompanham, com frequência, peixe e mariscos.

Dieta mediterrânica: características a preservar

A dieta mediterrânica contém uma quantidade importante de antioxidantes, nomeadamente vitaminas E e C.

Os produtos agrícolas da dieta mediterrânica são indispensáveis. Regulam o funcionamento do intestino e são bons fornecedores de vitamina C.
Nove características comuns nas dietas dos países mediterrânicos que pode e deve preservar:

Ver: http://www.alimentacaosaudavel.org/Artigo-dieta-mediterranica.html

e http://dieta-mediterranica.blogspot.com/

e http://www.gastroalgarve.com/dieta/expresso1.htm

e http://www.gastroalgarve.com/dieta/expresso2.htm

e http://www.gastroalgarve.com/dieta/expresso3.htm

e http://www.vivasaudavel.eu/gca/index.php?id=266

e http://www.vivasaudavel.eu/gca/index.php?id=271

e http://vivasaudavel.eu/gca/index.php?id=273

e http://medicinageral.wordpress.com/category/dieta-mediterranica/

e http://www.clinicaharmonia.pt/2dieta.htm

e http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21729&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats