Três mortes numa semana provocadas por ingestão de cogumelos venenosos
In "SIC Online":
Uma mulher, de 38 anos, faleceu na última noite no Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) devido à ingestão de cogumelos venenosos, elevando para dois os óbitos registados esta semana na cidade e para três as mortes a nível nacional pelo mesmo tipo de intoxicação.
Fonte dos CHC disse à agência Lusa que uma mulher de 75 anos, mãe da falecida, originárias de Pombal, também se encontra ali internada com “prognóstico muito reservado, com insuficiência hepática”.
Uma outra mulher, de 66 anos, igualmente de Pombal, que estava internada no CHC, foi transferida quinta-feira ao final do dia para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), para lhe serem avaliadas as possibilidades de transplante hepático.
Um homem de 47 anos, da zona de Leiria, que estava internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra por ter ingerido cogumelos venenosos faleceu quarta-feira, depois de ter recebido um transplante hepático.
Um seu filho, de 16 anos, nesse mesmo dia foi transferido dos HUC para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, em estado grave, para receber também um transplante de fígado.
Na tarde de quinta-feira mantinham-se internados nos HUC um homem e uma mulher devido à ingestão de cogumelos venenosos. O homem recebera um transplante hepático, e a sua situação clínica era estável. A mulher estava internada na Unidade de Cuidados Intensivos de Gastrenterologia dos HUC, “estável, mas com um prognóstico reservado”.
Um homem tinha recebido, entretanto, alta nos HUC, regressando ao seu domicílio, em Seia.
Saiba com são os primeiros sinais de intoxicação que exigem tratamento urgente
Ver:
Duas pessoas morreram depois de ingerirem cogumelos venenosos:
Autoridades alertam que é muito fácil confundir cogumelos comestíveis com tóxicos
Cogumelos fazem 2 vítimas mortais:
SAIBA MAIS
Um dos cogumelos mais mortais tem o nome científico de ‘amanita phalloides’. A medicina classifica-o como 'hepatóxico' e pode ser facilmente confundido.
93
foi o número de casos graves de intoxicações com cogumelos selvagens nos últimos 50 anos. No mesmo período tinham-se registado em Portugal seis mortes e vários transplantes de fígado.
40
euros o quilo é quanto pode atingir o preço do cogumelo ‘canthanellus’, colhido nas florestas das Beiras, e muito apreciado pelos franceses.
ANTÍDOTOS
A penicilina e a silibinina são dois dos fármacos utilizados para combater as intoxicações com cogumelos.
Sem comentários:
Enviar um comentário