domingo, 31 de janeiro de 2010

Dia Nacional do Sargento

Em 31 de Janeiro comemora-se o aniversário da primeira revolta republicana que teve por objectivo a implantação de república em Portugal.

Em comunicado a ANS, explica que: “Todos os anos, prestamos a nossa homenagem à gloriosa e heróica geração de 1891, não deixando cair no esquecimento, como desde então os sucessivos governantes procuram faze-lo, o grito de liberdade e de resgate da honra da Pátria, então gritada a plenos pulmões pela população do Porto com os nossos camaradas à frente.

Foi pela acção decisiva dos Sargentos na preparação da Revolta, no eclodir da mesma, pelo seu sacrifício sem limites, pela forma sublime como se comportaram na adversidade da derrota, pelo elevado sentido patriótico e nobreza de princípios, que a actual geração de Sargentos de Portugal decidiu tornar o dia 31 de Janeiro, no “DIA NACIONAL DO SARGENTO”.

Ver:

ANS - Associação Nacional de Sargentos

31 de Janeiro - Dia Nacional do Sargento

Dia Nacional do Sargento comemorado no Entroncamento

"Sargentada"até certo ponto:

A Associação Nacional de Sargentos adquiriu os direitos do título "O Sargento", proibido na sequência da revolta de 1891. Assim se chama, desde 1991 (ano do centenário do 31 de Janeiro), o órgão oficial daquele organismo. E é enquanto classe unida que, porventura, mais importa lembrar os sargentos daquele tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats