quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Nove pescadores sobrevivem a naufrágio

In "DN":

ng1248064

Uma embarcação naufragou, hoje cerca das 06.00, ao largo da Figueira da Foz, com nove homens a bordo. Os pescadores foram resgatados pela Força Aérea de helicóptero.

Os nove homens são naturais das Caxinas, Vila do Conde, e andavam à pesca do espadarte. Têm entre 22 e 50 anos. No regresso ao porto de Aveiro terão tido problemas com o barco, que acabou por naufragar, adiantou o presidente da câmara de Vila do Conde à Lusa.

A Marinha mobilizou para o local do acidente uma corveta, um helicóptero da Força Aérea e o navio mercante. Perto das 06.00 o navio mercante localizou a 200 milhas da Figueira da Foz, duas embarcações com nove tripulantes, todos de origem portuguesa. Sete dos tripulantes foram resgatados pelo navio mercante e dois pelo helicóptero da Força Aérea.

Os sete naúfragos resgatados pelas balsas do navio serão levados de helicóptero para a base aérea do Montijo onde já se encontram os restantes tripulantes.

Segundo o tenente-coronel Paulo Gonçalves, da Força Aérea, "os dois pescadores resgatados durante a madrugada de hoje, de 31 e 34 anos, chegaram à Base Aérea do Montijo cerca das 09.00 da manhã. Estavam em hipotermia, mas agora estão bem e a descansar".

Os outros sete pescadores foram resgatados por um navio comercial, foram recolhidos por um outro helicóptero e chegaram à Base do Montijo às 13.30.

O naufrágio da embarcação deveu-se a um rombo no casco, segundo disse à Lusa fonte da Força Aérea. O tenente-coronel António Moldão, piloto do segundo helicopetero EH01 da Força Aérea, envolvido no resgate dos tripulantes, explicou que, devido a uma onda, "a embarcação ficou suspensa no ar e ao impactar na superfície da água, abriu-se um rombo no casco".

De acordo com o tenente-coronel, a tripulação terá descido aos porões para avaliar os danos e, nessa altura, cerca das 03.30 da manhã, lançado o pedido de ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats