quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"A mudança chegou à América"

In "Jornal de Negócios":

"A mudança chegou à América". O novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou o seu discurso de vitória, em Chicago, perante milhares de pessoas. "Se há alguém que ainda se interroga sobre o poder da democracia, esta noite é a resposta", disse Obama.
"Neste momento, a mudança chegou à América", afirmou Barack Obama, que esta noite foi eleito presidente dos Estados Unidos.
Obama iniciou o seu discurso dizendo que esta noite é a prova do poder da democracia norte-americana. "Não somos uma colecção de indivíduos, somos e seremos sempre os Estados Unidos", disse.
A sua vitória é "a resposta para aqueles que há muitos anos aprenderam a ser cínicos e duvidaram de nós".
Obama deu os parabéns ao seu adversário, John McCain, que momentos antes tinha já reconhecido a derrota. "[McCain] fez muitos sacrifícios pela América e somos todos melhores pelos sacrifícios que ele fez. Dou-lhe os parabéns", afirmou o novo presidente norte-americano.
Obama agradeceu ainda ao seu vice-presidente, Joe Biden, e à sua mulher, Michelle Obama, "o amor da minha vida". Recordou a avó, falecida recentemente, e a família "que me fizeram o que sou hoje".
Esta vitória é vossa
"Nunca esquecerei que esta vitória realmente pertence a vocês", disse Obama aos milhares de pessoas presentes no Parque Grant em Chicago. "Nunca fui o candidato mais óbvio nestas eleições. A minha campanha foi feita pelo povo trabalhador que contribuiu com cinco e dez dólares", disse. "Esta vitória é vossa", reforçou Obama.
"E não o fizeram por mim. Fizeram-no porque reconhecem a tarefa que se avizinha", sublinhou. "Celebramos hoje mas temos muito trabalho à nossa frente", reconheceu.
"A estrada é longa, e podemos não conseguir num ano ou num mandato, mas vamos lá chegar", garantiu, enquanto os presentes no Parque Grant começavam a gritar "Yes, we can".
Obama pede ajuda aos norte-americanos
"Vou pedir que me ajudem a reconstruir este país peça por peça", apelou Obama, numa altura em que o país atravessa uma grave crise financeira e económica. "Temos a oportunidade de mudar e para isso é necessário um novo espírito de sacrifício, em que cada um decide ajudar", sublinhou.
"Nasceu um novo estilo de liderança no mundo. A luz deste país vem da nossa democracia e idealismo. O que já conseguimos dá-nos esperança de conseguir mais", concluiu.

 

President »

364

Obama

64,248,093

 

 

270 to Win

Votes

162

McCain

56,635,424

Updated 6-11-2008

Referencias: http://www.nytimes.com/

e Election Results 2008

e Election Center 2008

e Obama victory sparks cheers around the globe

e Obama encarna mudança em vitória histórica nos EUA

e Hispânicos ajudaram Obama a vencer em estados-chave

e Time for a change

e Barack Obama prepares to make first senior appointments 

e OBAMA'S HISTORIC ELECTION VICTORY: The Resurrection of the American Dream

e Obama Awakens a New America

Presidente Obama!

e Homens de Clinton entre os candidatos para a Administração Obama

Discurso completo de Obama depois da vitória  "Olá, Chicago"

e Obama: Victory Speech

e A FAMILY FEST IN KENYA: Obama's Granny Celebrates Victory 

Actualização 6-11-2008:   Barack Obama

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats