sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Presidente confia no Governo para resolver problemas de militares

In "PUBLICO.PT":

  O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje que os militares são "um pilar fundamental" da democracia e afirmou a sua "confiança" no Governo para resolver "as preocupações" no sector.
"Tenho acompanhado a situação e sei muito bem que as chefias militares têm prestado atenção às preocupações (...) sei que o Governo está a estudar todas as soluções e estou confiante que haja uma solução para os problemas", afirmou o chefe de Estado aos jornalistas, no final da sessão solene de abertura do ano lectivo na Base Naval do Alfeite.
O descontentamento dos militares face à inoperância das chefias para resolver os problemas da classe tem aumentado de dia após dia. No entanto, apesar de existir há vários anos foi colocado na agenda mediática depois de, num artigo de opinião divulgado no PÚBLICO, a 25 de Outubro, Loureiro dos Santos, ex-Chefe de Estado Maior do Exército, ter denunciado aquilo que considerava serem “sinais preocupantes” entre os militares, que faziam lembrar o clima de descontentamento que originou, há 33 anos, o 25 de Novembro.
Já no início deste mês a Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA) responsabilizou o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, pelo facto do protesto dos militares ter saído dos quartéis, a quem acusou de nunca ter respondido às inquietações dos militares.
O presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas, Alpedrinha Pires, citado na altura pela TSF, rejeitou as críticas do ministro da Defesa, que lamentou na RTP o facto do descontentamento dos militares face à reforma do sector ter saltado para a praça pública sem que a questão lhe tivesse sido colocada
Na entrevista à RTP, Severiano Teixeira afirmou também não compreender os termos utilizados pelo general Loureiro dos Santos para denunciar o alegado mal-estar que se vive nas Forças Armadas. Posteriormente, Loureiro dos Santos respondeu ao ministro, também na RTP, lamentando que Severiano Teixeira não tenha aproveitado esta oportunidade para responder às exigências dos militares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats