segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Primeiro-ministro diz que está "atento aos anseios" dos militares

 

In "PUBLICO.PT":

O primeiro-ministro prometeu para breve a conclusão da reestruturação das Forças Armadas, um processo que garantiu não estar a ser imposto unilateralmente pelo Governo mas antes “partilhado” com os militares.
José Sócrates, que não se referiu especificamente às questões que têm motivado contestação entre os militares – caso das carreiras, remunerações e sistema de saúde –, falava na abertura solene do ano lectivo no Instituto de Estudos Superiores Militares, na presença dos generais Ramalho Eanes e Loureiro dos Santos, que recemente fez duras críticas ao executivo.
Na parte final da sua intervenção, José Sócrates referiu-se aos objectivos estratégicos da reforma e reestruturação das Forças Armadas, garantindo que “o Governo está como sempre atento aos anseios e expectativas legítimas” dos militares e “está consciente do muito que se lhes pede, tal como aos restantes portugueses”.
“Mas estou completamente confiante no cumprimento dessa missão, porque sei que ela se sustenta na vossa vontade, no espírito de servir, na consciência de que estamos irmanados nesse objectivo de interesse nacional, que é a implantação de um modelo actualizado e racional de Defesa Nacional e de organização das Forças Armadas”, disse, dirigindo-se directamente aos militares presentes na sessão.
Sócrates declarou depois que, ao longo dos últimos três anos e meio, contactou de perto com as Forças Armadas e que foi “tocado pelo seu sentido de dever e vontade de servir, pelo seu profissionalismo, prestígio e reconhecimento internacionais”.
“Por isso estou tão seguro que o programa de modernização não é expressão de algo unilateralmente pensado e muito menos imposto pelo Governo – quero deixar isso claro. Resulta antes de um projecto partilhado e integralmente assumido pelas Forças Armadas, da sua vontade de estar à altura dos novos tempos, da sua vontade de estar à altura das novas necessidades”, conclui.

Ver:   Anacronismos militares

ForumDefesa.com

Portugal acusado em Bruxelas de discriminar militares

Redução dos efectivos das Forças Armadas

Lista de Infra-estruturas militares à venda

Reestruturação de carreiras militares

Actualização em 18-11-2008:  Remuneração de militares definida até final do ano

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats