quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais 150 militares portugueses para o Afeganistão em 2010

In "SIC Online":

PortM O Conselho Superior de Defesa Nacional aprovou esta quinta-feira o reforço da presença militar portuguesa no Afeganistão, com o envio de uma companhia de cerca 150 homens em 2010, além dos 40 militares e um C-130 que seguirão nas próximas semanas.

"No quadro da nova estratégia da NATO para o Afeganistão, o Conselho deu parecer favorável ao reforço da contribuição nacional, para o ano de 2010, com uma força de escalão companhia, análoga à que operou naquele teatro entre Agosto de 2005 e Julho de 2008", é referido numa nota informativa lida pelo general Goulão de Melo, no final da reunião da reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional.
Além disso, o Conselho deu também parecer favorável à proposta do Governo, "para empenhamento, por um período de três meses, de um Destacamento de Força Aérea, constituído por uma aeronave C130 e cerca de 40 militares".
Ainda segundo a nota informativa, na reunião do Conselho foi também analisada a situação dos "teatros de operações" em que contingentes das Forças Armadas se encontram a cumprir missões de paz no exterior do território nacional.
"O Conselho foi informado sobre os esforços que estão a ser desenvolvidos para melhorar as condições gerais de segurança no Afeganistão, tendo em vista, especialmente, o período eleitoral que se aproxima", é ainda referido.
A reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, que foi presida pelo Chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que é também o Comandante Supremo das Forças Armadas, decorreu no Palácio de Belém durante cerca de hora e meia.
Em Abril, no final da cimeira dos 60 anos da NATO em Estrasburgo/Kehl, o primeiro-ministro, José Sócrates, já tinha anunciado a intenção de Portugal duplicar a sua presença na missão da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF, sigla inglesa).
Actualmente e com o envio na semana passada de uma equipa médica para o país, encontram-se no Afeganistão 102 militares portugueses ao serviço da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF).
No final de Julho, serão então enviados para o país mais 40 militares, que constituem o destacamento de um avião de transporte Hércules C-130, para prestarem apoio às eleições presidenciais no Afeganistão, marcadas para 20 de Agosto.
Portugal iniciou a participação na ISAF em 2002 com a presença de uma equipa sanitária dos três ramos das Forças Armadas (três meses) e um avião de transporte Hércules C-130 (quatro meses).

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
View My Stats